terça-feira, 19 de novembro de 2013

Semana de Letras: Linguagem e Ensino

Ler é somar-se ao mundo, é iluminar-se com a claridade do já decifrado. Escrever é dividir-se. Cada palavra descortina um horizonte, cada frase anuncia outra estação. E os olhos, tomando as rédeas, abrem caminhos, entre linhas, para a viagem do pensamento.”
Bartolomeu Campos Queirós

     A leitura e a escrita possibilitam o fracasso da solidão humana já que instauram férteis interações entre os indivíduos e entre esses e o mundo, como bem anunciam as palavras de Bartolomeu Campos Queirós.
     Assim, com a preocupação de oferecer aos alunos do curso de Letras atividades diversificadas e enriquecedoras, foi organizado o primeiro evento do curso: “Semana de Letras: Linguagem e Ensino”. Na ocasião, inúmeras atividades foram desenvolvidas: show poético-musical, palestra, minicurso, conferência, oficina, declamação de poemas, além de um delicioso café linguístico-literário.
     A ideia foi fomentar a discussão de temas referentes às disciplinas estudadas no curso buscando uma interface com assuntos referentes ao ensino de Língua Portuguesa e de Literatura. Dessa forma, os alunos foram estimulados a buscar outras formas de aprendizagem, já que o evento possibilitou-nos ir além das atividades sempre propostas: tutoria-AD-AP.
     A seguir, uma pequena demonstração das atividades realizadas durante o evento.

Comissão organizadora do evento, formada pelos alunos Rachel, Marli, Gustavo, Vivian e Rose.

Nossa diretora do polo, professora Rita Valleriote, brindando-nos com a abertura do evento

Giselda Bandoli, tutora coordenadora do curso, dando as boas-vindas aos alunos do polo e visitantes.

Professora Drª Luzia de Maria, em sua conferência: OLHAR PELAS LENTES DA NEUROCIÊNCIA: como a experiência - incluindo a leitura - modela o cérebro.


Poeta e músico, Valber Meireles, tornando nossa noite intensamente poética.

Professora Drª Silmara Dela Silva, além de representar nossa universidade (UFF), brindou-nos com a palestra “Linguagem e produção de sentidos: a perspectiva teórica da Análise do Discurso”.

Professora Ms. Karine Lôbo Castelano, oferecendo o minicurso “O ensino de gramática numa perspectiva da Linguística Funcional”

Professor Especialista Rodrigo Gama de Lima, apresentando a oficina “O ensino de Literatura através da música”

Natalia Dias Boechat, tutora de Português e de Literatura Portuguesa, falando a todos os presentes.

Incentivo à construção de uma biblioteca particular.

Nosso “Café linguístico-literário”.

Nossos queridos alunos, sem os quais nada teria razão de existir. 

Um comentário:

  1. Como afirma Miguel Cervantes "Quando se sonha sozinho é apenas um sonho. Quando se sonha juntos é o começo da realidade".

    Sonhamos juntos e realizamos lindamente juntos. Obrigada a todos os tutores e alunos que direta e ou indiretamente emprestaram o seu carinho e dedicação para que o nosso evento correspondesse a expectativa desejada : simplesmente brilhante. Ressalto a importância da participação de acadêmicos de outras Universidades, a contribuição cultural dos amigos da sociedade Itaperunense.

    ResponderExcluir